Warren Buffett é conhecido como o “legendário investidor Warren Buffett”, um dos homens mais ricos do mundo, investidor, industrialista e filantropo estadunidense, que recentemente fez uma doação de 31 bilhões de dólares para a caridade.

Desde criança Warren demonstrou interesse por fazer e guardar dinheiro. Ele ia de porta em porta para vender balas, Coca-Cola, jornais ou revistas semanais, e também trabalhou na loja de doces de seu avô paterno.

Ainda no ensino médio, ele era dono de várias idéias bem sucedidas para ganhar dinheiro, tais como vender bolas de golfe remanufaturadas e customizar carros,  entre outras.

Warren Buffett

Sua primeira declaração para o imposto de renda foi feita em 1944; alegou que sua bicicleta e seu relógio eram essenciais em seu trabalho; teve uma dedução de $35.

Em 1945 ele e um amigo da escola gastaram $25 para comprar uma maquina de pinball, colocando-a em uma barbearia local. Após algum tempo, eles eram donos de dezenas de máquinas em diferentes lojas

Numa entrevista dada a CNBC, Warren falou de alguns aspectos importantes e interessantes de sua vida. Vejamos:

1. Comprou a sua primeira ação aos 11 anos, e hoje lamenta tê-lo feito tardiamente! As coisas eram baratas naquele tempo… Acha que devemos incentivar nossos filhos e a nós mesmos a investir.

2. Comprou uma pequena fazenda aos 14 anos, com as economias vindas da entrega de jornais. Acredita que podemos comprar muitas coisas com pequenas economias e que devemos Incentivar nossos filhos a iniciarem algum tipo de negócio.

3. Ainda vive na mesma casa modesta, de 3 quartos , no distrito de Omaha, que comprou após se casar, 50 anos atrás. Diz ele que tem tudo o que precisa naquela casa. Sua casa não possui muros nem cercas. Seu exemplo sugere que não devemos comprar mais do que realmente precisamos, e devemos incentivar nossos filhos a a fazerem e pensarem o mesmo.

4. Dirige seu próprio carro para todo lugar, e não tem motorista particular, nem equipe de segurança à sua volta. Defende ele que você é o que é… simplesmente isso.

5. Nunca viaja em jato particular, mesmo sendo proprietário da maior companhia aérea privada do mundo. Diz que devemos sempre pensar num jeito de realizar as coisas de maneira econômica.

6. Sua empresa, Berkshire Hathaway, possui 63 companhias. Escreve apenas uma carta anual aos principais executivos destas companhias, dando-lhe as metas para o ano. Nunca promove encontros nem os convoca habitualmente. Acredita no poder de nomear as pessoas certas para as missões certas.

7. Transmite aos seus executivos somente duas regras:

Regra nº 1: não perca nenhum centavo do dinheiro de seu acionista.
Regra nº 2: não se esqueça da regra nº 1.

8. Não costuma freqüentar a alta-sociedade. Seu passatempo, após chegar em casa, é fazer ele mesmo um pouco de pipoca e assistir a televisão. Defende não ser necessário se mostrar. Simplesmente seja você mesmo e faça aquilo que gosta de fazer.

Seus conselhos aos jovens:

‘Fique longe de cartões de crédito e empréstimos bancários, invista o seu dinheiro em você mesmo, e lembre-se:

A. O dinheiro não cria o homem, mas foi o homem quem criou o dinheiro.

B. Viva a sua vida da maneira mais simples possível.

C. Não faça o que os outros dizem – ouça-os, mas faça aquilo que você se sente bem ao fazer.

D. Não se apegue às grifes famosas; use apenas aquelas coisas em que você se sinta confortável.

E. Não desperdice o seu dinheiro em coisas desnecessárias; ao invés disto, gaste nas coisas que realmente precisa.

F. Afinal de contas, a vida é sua ! Então, por que permitir que os outros estabeleçam leis em sua vida?

__________________

Sucesso e paz.
Varekai (onde quer que seja)
Roberte Metring – CRP 03/12745

Não me peça explicações, não as tenho. Eu simplesmente aconteço.
Psicoterapia – Consultoria – Cursos – Palestras
 Docência – Supervisão
contato@psicologoroberte.com.br – www.psicologoroberte.com.br