Recebi um email de uma amiga que terminava da seguinte forma: “Faça um lindo final de semana.”

Confesso que me chamou atenção e me fez refletir, pois o email não terminava como terminamos nossos e-mails e cartas normalmente, “desejando” para os outros paz, saúde, isso e aquilo. Ela não me desejou nada, simplesmente me deu a responsabilidade de fazer, ou melhor, pediu que eu fizesse, que eu mesmo tratasse de desejar e realizar um lindo final de semana para mim.

Passei um tempo refletindo em como somos realmente nós os únicos responsáveis por nossos dias, por nossa vida, por nosso humor, por nossa saúde, e tantas outras coisas que nos fazem ser o que somos, e da forma que somos.

Ela simplesmente me jogou de encontro a mim mesmo, me deu a responsabilidade e o livre arbítrio, e sem dizer nada, não me permitiu culpá-la ou a qualquer outra pessoa se meu final de semana não fosse lindo. É como se ela dissesse simplesmente: o problema é teu, se vira e realize, eu desejo que você faça segundo suas necessidades, suas conveniências, etc, mas não me venha dizer que foi culpa minha se não acontecer assim, porque não foi..

Naturalmente que você leitor(a) pense como eu pensei: nem sempre depende de nós. Pois bem, depende sim. Nós damos aos outros poderes sobre nós, poderes que eles não precisam ter. Poderes de nos chatear, de nos irritar, de nos entristecer, etc. etc. etc.

– Ahh, mas ele me irrita.
– Ahh, ela me tira do sério.

Será mesmo?

Ele me irrita, ou eu me irrito com o comportamento dele? Ela me tira do sério, ou eu saio do sério devido a sua forma de me tratar?

Então cabe a mim decidir se vou ou não me irritar, se vou ou não vou sair do sério, seja lá o que aconteça. Eu é que devo ter a intenção de ter controle sobre minhas emoções e comportamentos.

Assim, deixo a você o convite: faça um lindo dia. Intencione fazer um lindo dia, todo dia.

Roberte Metring

_________________

Sucesso e paz.
Varekai (onde quer que seja)
Roberte Metring – CRP 03/12745

Não me peça explicações, não as tenho. Eu simplesmente aconteço.
Psicoterapia – Consultoria – Cursos – Palestras
 Docência – Supervisão
contato@psicologoroberte.com.br – www.psicologoroberte.com.br