Atividades físicas, suplementos alimentares, minerais e frutas são excelentes potencializadores de estados de saúde e equilíbrio, fortalecendo o sistema imunológico. Com este artigo termino as apresentações das recomendações do Dr. Marcio Bontempo para alcançar um estado de saúde que inviabilize os efeitos perniciosos de uma invasão viral ou bacteriana, em particular nesses dias em que o vírus H1n1 parece ter se tornado um inimigo público.

Atividade Física, Sol e Ar Livre

Sempre importante em qualquer aspecto para uma saúde melhor (os benefícios das atividades físicas podem ser constatados em várias pesquisas científicas. Os interessados podem acessar no google e terão milhares de páginas para ler).

Suplementos

A medicina ortomolecular e a fitoterapia preconizam o uso de dois suplementos: Vitamina C – Recomenda-se o uso de 500 mg de vitamina C (ácido-ascórbico) orgânica de uma a duas vezes ao dia, para reforçar as defesas. Crianças pequenas, metade da dose ou sob orientação pediátrica. Cogumelo do Sol – Eleva a imunidade por ser rico em substâncias imunomoduladoras, como a beta-glucana. Este não é um medicamento, mas um alimento. Adultos devem tomar 2 cápsulas de 500mg 2 a 3 vezes ao dia, tanto como preventivo quanto para tratamento. Crianças pequenas, tomar metade da dose (abrir a cápsula e colocar na comida). No caso de dificuldade de encontrar o cogumelo do sol, procurar comer cogumelos, tipo champignon, shitake, shimeji, funghi, etc.

Minerais e microminerais

Com a acidificação constante do sangue devido à alimentação industrializada moderna, aliada ao estresse, perdem-se muitos minerais e microminerais que não são repostos pela dieta, haja vista o fato de que os alimentos modernos estão empobrecidos em termos de minerais (solo naturalmente pobre, uso de adubos, agrotóxicos, manipulação industrial, congelamento, microondas, etc.). Certamente que essa condição afeta a imunidade. É necessário atualmente repor estes nutrientes de modo a manter as defesas orgânicas, mas não é qualquer suplemento que serve. Recomenda-se utilizar os concentrados biominerais marinhos, principalmente aqueles extraídos da poderosa alga Lithothamnium, que possui acima de 50 minerais e microminerais orgânicos, de alta assimilação pelas células.

Frutas em geral

As frutas, principalmente as cítricas, ajudam a alcalinizar o sangue e são ricas em minerais e vitaminas, favorecendo a saúde e protegendo o organismo. Pessoas que consomem poucas frutas estão muito mais sujeitas, não só às viroses, quanto a qualquer outra enfermidade. Acredito que com essa seqüência de 4 artigos, qualquer pessoa pode refletir sobre a disponibilidade de agentes preventivos ou reorganizadores do sistema imunológico e em como começar ou a adquirir ou manter hábitos saudáveis. Não devemos esquecer que, quanto mais saudável for o organismo, menos chances o vírus H1n1, ou outros, terão de abalar o organismo com suas ações. A presença do vírus H1N1 é uma realidade. Ele é oportunista, e qualquer buraco no sistema imunológico será aproveitado por ele para atingir sua meta. Ele não tem inteligência, só cumpre sua missão, não pensa sobre isso. Nós, seres humanos, dotados de inteligência, podemos e devemos racionalizar os princípios organizadores da vida, e fazer cumprir nosso destino: viver bem e ser feliz.

Fonte da informação: Dr. Márcio Bontempo

Roberte Metring

_________________

Sucesso e paz.
Varekai (onde quer que seja)
Roberte Metring – CRP 03/12745

Não me peça explicações, não as tenho. Eu simplesmente aconteço.
Psicoterapia – Consultoria – Cursos – Palestras
 Docência – Supervisão
contato@psicologoroberte.com.br – www.psicologoroberte.com.br