Primeiramente, tanto profissionais de saúde quanto pessoas comuns, devem saber que é necessário atuar no sentido de se possuir um sistema imunológico bem forte. Percebo que absolutamente nada está se fazendo nessa direção, de uma forma que se espalha o terror de uma nova doença, mas não se tomam as providências necessárias para reforçar o mecanismo de defesa do organismo da população, permitindo assim que todos estejam expostos à virose em questão.” Palavras do Dr. Márcio Bomtenpo, médico sanitarista do DF.

Fiquei feliz em ler isso, pois já nesse blog havia manifestado meu pensamento à respeito da melhora da qualidade de vida e do reforçamento do sistema imunológico do ser humano, e agora encontro eco.

No entanto, acredito, assim como o ilustre médido, que a pergunta mais forte, além de como reforçar o sistema imunológico é: o que enfraquece o sistema imunológico? Juntamente com os artigos de dicas de prevenção, começo a apresentar também algumas informações sobre como manter equilibrado o sistema imunológico.

Virus se desenvolvem muito facilemente em organismos mais acidos. Se conseguirmos um ambiente sanguíneo mais ácido, e um sistema imunológico mais frágil, criamos todas as condições a todo tipo de invasão viral.

Na maioria, os produtos industrializados são os que mais colaboram para tornar esse ambiente orgânico ácido. Vamos vê-los por partes em artigos separados.

AÇUCAR BRANCO.

Após ingerido, produz ácido carbônico em quantidade igual à ingerida. A ingestão pode ter sido pura, nos doces, refigerantes, bolos, etc, não importa. O uso regular do açucar refinado produz perda de cálcio e magnésio, afetando de forma aguda, e posteriormente crônica, a estabilidade do sistema imunológico. Pode e deve ser susbstituido por açucar mascavo orgânico ou pelo mel, etc.

Não quero dizer que o uso do açúcar branco seja o suficiente para acabar com o sistema imunológico, e nem que seja por causa dele que o virus H1N1 consegue atacar o organismo. Somente que, ele, associado a outros agentes e fatores que serão tratados nos artigos futuros, podem debilitar o sistema imunológico o suficiente para causar danos sim. Cada um deve gerir sua vida como acha que deve. As informações existem para nortear, não para aprisionar. A quantidade e o uso que cada um fará do açúcar em sua vida, depende de si mesmos.

Roberte Metring

_________________

Sucesso e paz.
Varekai (onde quer que seja)
Roberte Metring – CRP 03/12745

Não me peça explicações, não as tenho. Eu simplesmente aconteço.
Psicoterapia – Consultoria – Cursos – Palestras
 Docência – Supervisão
contato@psicologoroberte.com.br – www.psicologoroberte.com.br