______________________ “Presidente da Roche no Brasil [Ernest Egli] afirma que um surto global de gripe aviária é praticamente inevitável e que o mundo não está preparado para combater a doença ‘A pandemia é apenas questão de tempo'” ______________________ “Ninguém investe num país que ameaça com quebra de patentes. Não se pode estimular o genérico fazendo ameaças à indústria que investe em pesquisa”. [Ernest Egli] ______________________

Essas duas falas são recortes de uma entrevista que encontrei na net, cedida em 01/03/2006 pelo Sr. Ernest Egli, presidente da Roche no Brasil, ao IstoÉDinheiro, publicado no site Terra.com (link abaixo).

Note a data: 01/03/2006. Isso me leva a crer que a pandemia já era esperada, e foi anunciada, timidamente, com tres anos antes de antecedênciaa à sua ocorrência. E ainda assim, o virus conseguiu nos pegar de surpresa? Ainda assim a OMS, a ONU, as Instituições Governamentais dos países ricos, pobres e emergentes, o Ministério da Saúde braseileiro, não conseguiram se antecipar? (opa, desculpem-me a grosseria, a entrevista foi cedida ao ISTOÉDINHEIRO, não ao SEI LÁ O QUE SAÚDE. Não posso exigir muito mesmo) Ninguém acreditou nele?

Realmente, há algo inconcebível, irracional ou incoerente ocorrendo, algo que foge ao entendimento de um simples mortal como eu. E quando digo simples mortal, é mortal mesmo, mortal como você que está lendo esse artigo. Será que podemos ser mais que isso? Ou somos simplesmente animais bípedes tomados como retrógrados, da classe, estirpe ou casta dos tolos e ignorantes? Tratados como tal, somos mesmo! Acho que não deveríamos nem poder votar! Ah… isto qualquer tolo pode, agora é só apertar o botaozinho. Mas deve ter algo que tolos e ignorantes não podem fazer! Pensar talvez…. Construir pensamentos, fazer analogias, articular idéias… Talvez sejam atividades destinadas a cérebros privilegiados, de seres privilegiados. Mas onde estarão?

Sugiro que leiam a reportagem toda, e tirem suas conclusões sobre dados e informações que se anteciparam em 3 anos à pandemia, ao medo, à crueldade e ao mercantilismo como está sendo tratada a invasão do H1N1 em nossas simples vidinhas de mortais ignorantes.

Roberte Metring

_________________

Sucesso e paz.
Varekai (onde quer que seja)
Roberte Metring – CRP 03/12745

Não me peça explicações, não as tenho. Eu simplesmente aconteço.
Psicoterapia – Consultoria – Cursos – Palestras
 Docência – Supervisão
contato@psicologoroberte.com.br – www.psicologoroberte.com.br