Diabetes Mellitus: o que é?

A insulina, produzida pelo pâncreas, é quem garante que a glicose (açucar) depositada no sangue seja conduzida para o interior das células a fim de produzir a energia que precisamos para viver. A insulina funciona com uma espécie de transportador para que isso aconteça.

Quando o pâncreas perde sua capacidade de produzir a insulina, seja total ou parcialmente, ou até mesmo quando a insulina produzida não cumpre com seu papel corretamente, ocorre um excesso de glicose depositada no sangue, e quando isso acontece então nomeamos esse quadro de Diabetes Mellitus, ou seja, em termos práticos, trata-se de excesso de açucar no sangue, e falta de açucar nas céluas.

Os sintomas característicos dessa anomalia são sede intensa, necessidade de urinar mais vezes e em maior quantidade que o normal, emagracimento – mesmo quando a pessoa continua se alimentando como sempre fêz, ou até mesmo mais, desânimo diário, sensação de cansaço e fraqueza. Na evolução do quadro, aparecem também os problemas visuais, as dormências e cãimbras, a sensação de pernas doloridas e pesadas.

No entanto, mesmo que você sinta alguns desses sintomas, o diagnóstico preciso somente ocorre através de confirmação de sinais e sintomas clássicos e testes de glicemia, e deve-se sempre consultar um médico para esse diagóstico com precisão.

O tratamento ocorre através da administração de insulina no corpo, prescrita por ordem médica. Mas para um melhor efeito a pessoa também necessida de cuidados com a alimentação, exercícios fisicos regulares, monitorização da glicemia e educação em diabetes.

Se a pessoa não toma os cuidados necessários, a doença pode cronificar, levando a muitos outros danos associados, como por exemplo perda de sensibilidade e impotência sexual.

Fique atento(a), e caso tenha se enquadrado em algum sintoma, não exite em procurar um médico para confirmar ou afastar a hipótese do Diabetes.

_________________