Você não vê as pessoas mentalmente fortes se sentindo arrependidas pelas circunstâncias ou enfatizando o modo como foram maltratadas pelos outros. Elas aprenderam a se responsabilizar pelas próprias ações e pelos resultados decorrentes, e têm compreensão de que freqüentemente a vida não é justa. Elas podem emergir de circunstâncias difíceis com autoconsciência e gratidão pelas lições aprendidas. Quando uma situação não sai bem, eles respondem com frases como “Oh, tudo bem. ” Ou talvez digam simplesmente: “o próximo” !

2) Elas não deixam de lado seu poder

Pessoas mentalmente fortes não permitem que os outros lhes controlem, as façam sintir-se inferiores ou ruins, e tenham poder sobre elas. Entendem que devem estar no controle das suas ações e emoções e sabem que sua força está na habilidade em administrar o modo como escolhem agir ou reagir.

3) Elas não fogem dos desafios

Pessoas mentalmente fortes abraçam as mudança e dão boas-vindas aos desafios. Compreendem que o maior medo não deve ser do desafio, mas da forma estagnada e complacente com que lidam com a acomodação. Um ambiente de mudanças e incertezas pode ser energizador de pessoas mentalmente fortes,  e pode fazer-lhes tirar o melhor de si.

4) Elas não gastam energia com coisas que não podem controlar

Pessoas mentalmente fortes não reclamam (muito) sobre tráfico ruim, bagagem perdida, ou especialmente sobre outras pessoas. Simplesmente reconhecem que estes fatores geralmente estão fora do seu controle. Em uma situação ruim, reconhecem que a unica coisa que sempre podem controlar é a suas próprias respostas e atitudes, e fazem isto. Ocupam-se de si e daquilo que podem controlar.

5) Elas não se preocupam em agradar todo mundo

Pessoas mentalmente fortes reconhecem que não precisam agradar todo mundo o tempo todo. Elas não têm medo de dizer ‘não” ou falar o que é necessário. Buscam ser gentis e justas sempre, es conseguem lidar com outras pessoas, mesmo quando estão chateadas, com graça e elegância.

6) Elas não têm medo de assumir riscos calculados

Elas não assumem riscos bobos ou fáceis, mas se dispõem a assumir riscos calculados. Com força mental,  uma pessoa pode pesar os riscos e benefícios antes de tomar uma grande decisão, avaliar todos os potenciais de fracasso ou sucesso a partir do conhecimento das facilidades e dos problemas possíveis antes de tomarem uma decisão, seja qual for…

7) Elas não renegam o passado

Existe força em reconhecer o passado em vez de negá-lo,  ou de quer que as coisas fossem diferentes; o passado não muda mais. Pessoas mentalmente fortes não ficam prisioneiras do passado, nem das coisas boas, dos dias de glória, nem das coisas ruins e frustrantes. Essas pessoas assumem reconhecer essas coisas e experiências como aprendizado. Elas investem a maioria da energia criando um ótimo presente e um excelente futuro.

8) Elas não cometem o mesmo erro várias vezes

Todos nós sabemos a definição de loucura, não é? Fazer sempre as coisas do mesmo jeito e esperar um resultado diferente. Uma pessoa mentalmente forte aceita a responsabilidade por seus erros do passado e está disposto a não repetir os mesmos erros e enganos. Simplesmente seguem em frente e tomam melhores decisões no futuro..

9) Elas não ficam ressentidas pelo sucesso alheio

Pessoas mentalmente fortes conseguem apreciar e celebrar o sucesso de outras pessoas. Elas não ficam invejosas ou se sentem trapaceadas quando outros tem sucesso. Ao invés disso, elas estão dispostas a trabalhar duro para conquistar suas próprias chances de sucesso, sem confiar em atalhos e facilitações.

10) Elas não desistem depois da primeira falha

Todo fracasso é uma chance para melhorar. Até mesmo os maiores empresários estão dispostos admitir que seus esforços invariavelmente trouxeram muitos fracassos. Pessoas mentalmente fortes estão dispostas falhar novamente e novamente, se necessário, aprendendo novas formas de fazer, crescer e melhorar, até conseguir fazer da forma certa.

11) Elas não temem a solidão

Pessoas mentalmente fortes não tem medo de ficarem sozinhas, conseguem tolerar e até desfrutar o tempo que passam sós com seus pensamentos sem temer o silêncio. Acabam utilizando este tempo para se tornarem produtivas na manutenção de si mesmas, para refletir, para planejar. Pessoas  mentalmente fortes não dependem de outros para sua companhia e felicidade. Podem facilmente estar contentes com outros, mas também podem ser felizes sozinhas.

12) Elas não acham que o mundo deve alguma coisa a elas

Particularmente na economia atual, executivos e empregados de qualquer nível estão começando a perceber que o mundo não lhe deve nada, nem salário, nem benefícios ou vida confortável. Pessoas mentalmente fortes se preparam e entram no mundo para trabalhar e ter sucesso por seus próprios méritos, em toda fases do jogo.

13) Elas não esperam resultados imediatos

Seja um plano de treinamento, um regime nutricional, ou o começo de um negócio, pessoas mentalmente fortes são comprometidas com resultados a longo prazo. Sabem que não é bom esperar resultados imediatos. Aplicam a energia e o tempo em doses medidas, e celebram cada meta atingida como incremento de sucesso ao longo da jornada. Eles têm “o poder de permanecer”, de se manterem, e de entender que mudanças genuínas levam tempo.

Fonte: Adaptado de Amy Morin in Forbes 18/Nov/2013 (inglês).

Agora passe a praticar, item por item, cada um dos 13, até dominar todos. Não importa se vai levar dias, meses ou anos. Não importa se vai conseguir todos antes de deixar esta vida. Simplesmente passe a praticar.

___________________

Sucesso e paz.
Varekai (onde quer que seja)
Roberte Metring – CRP 03/12745

Não me peça explicações, não as tenho. Eu simplesmente aconteço.
Psicoterapia – Consultoria – Cursos – Palestras
 Docência – Supervisão
contato@psicologoroberte.com.br – www.psicologoroberte.com.br