Tratamento Biomédico do Autismo

O acompanhamento nutricional é imprescindível no tratamento do autismo.

Os autistas costumam apresentar:

• Disbiose intestinal decorrente de alergias alimentares e contaminação de fungos e bactérias,
  • Grande permeabilidade intestinal prejudicando a digestão podendo ocasionar carências nutricionais,
  • Deficiência enzimática para hidrolisar (quebrar) determinadas proteínas e por conta disso e da permeabilidade intestinal as proteínas não são digeridas adequadamente e ultrapassam a barreira intestinal, chegando a corrente sanguinea, atravessando a barreira hematoencefálica e agindo como opiáceos aumentando assim, os sintomas autísticos como insensibilidade a dor, irritabilidade, comportamentos inadequados, entre outros;
  • Disbiose intestinal devido a um crescimento de fungos, deficiência de nutrientes, intoxicação por metais tóxicos
  • Deficiência na metilação não deixando que os neurotransmissores funcionem adequadamente e podendo causar sintomas como transtorno do défict de atenção (TDAH) e insônia,
  • Deficiência de sulfatação, acumulando metais tóxicos que não conseguem eliminar do organismo sem que os mesmos sejam devidamente quelados .

O nutricionista saberá traçar um plano alimentar e saberá modular as deficiências de nutrientes com suplementação de forma adequada de acordo com as necessidades individuais de cada criança que se encontra dentro do espectro do autismo.

É importante a retirada do glúten e da caseína porém a dieta deve ser seguida mensalmente pelo nutricionista, que saberá orientar corretamente quais alimentos retirar e substituir e as dietas adequadas no caso de disbiose intestinal, presença de fungos, deficiência de sulfatação e carência nutricional.

“Não devemos permitir que uma só criança fique em sua situação atual sem desenvolvê-la até onde seu funcionamento nos permite descobrir que é capaz de chegar. Os cromossomos não têm a última palavra”. Reuven Feuerstein

O Autismo é tratável!

Fonte: Drª Jaqueline Araujo –  Nutricionista CRN4 11101020 – Tratamento Biomédico do Autismo

__________________