❤️ PSICÓLOGO EM SALVADOR

Procurando por psicólogo em salvador? Sou especialista em atendimento clínico presencial de problemas associados aos quadros depressivos, estresse, angústia e ansiedade. Deseja saber mais sobre quem sou eu ? Clique aqui .

Tratamentos psicológicos em Salvador/Bahia

Stress

O stress é uma resposta fisiológica e comportamental normal a algo que aconteceu, ou está para acontecer, que nos faz sentir ameaçados ou que, de alguma forma, perturba o nosso equilíbrio. Quando nos sentimos em perigo real ou imaginado, as defesas do organismo reagem rapidamente, num processo automático conhecido como reação de “luta ou fuga” ou de “congelamento”. É a resposta ao stress. Quando essas resposta passam a se tornar rotineiras, fogem do controle, ou começam a perturbar a capacidade produtiva ou de sentir prazer, então pode ser necessário um atendimento de apoio para reorganização cognitiva e/ou emocional, e para aprendizagem de métodos ou técnicas para lidar com o stress de forma que não se torne patológico. Há um nível de stress normal e saudável que nos impulsiona para a vida. Se esse nível se alterar de forma aguda, para mais ou para menos, então estamos atravessando um período que necessita de atenção e cuidados.

Depressão

Depressão é um distúrbio afetivo que acompanha a humanidade desde os primórdios de sua existência. O quadro depressivo confunde-se com tristeza, porque a tristeza é um dos componentes desta patologia. Porém, a tristeza normalmente se resolve num período relativamente curto de tempo (salvo em casos de luto), enquanto que a depressão necessita de cuidados maiores, não raramente envolvendo tanto o tratamento psicoterapêutico quanto o tratamento farmacológico. saiba mais sobre depressão clicando aqui.

Ansiedade e Angústia

Angustia e Ansiedade são termos que se  confundem, tanto no imaginário popular, como entre critérios elaborados pela ciência para avaliação e tratamento, em função dos sintomas se misturarem, pois, de forma muito simplória, podemos dizer que  o angustiado sente-se de alguma forma aprisionado ao passado, e o ansioso ao futuro, e ambos sentem o medo da morte.

Mas tanto uma coisa como outra são absolutamente normais de ocorrerem na vida de qualquer ser humano, desde o nascimento até a morte, pois vivemos permanentemente sendo desafiados tanto por outras pessoas, como por situações, ideias, ideais, planos, aspirações  e lembranças, de forma que, torna-se quase impossível não sentir ao longo de um mesmo dia sinais de angústia e/ou de ansiedade. Leia mais..

Problemas comportamentais

Problemas de comportamento é um termo geral, onde se encontram dificuldades comportamentais e emocionais. Estas expressam-se, muitas vezes, de forma internalizada (ex. ansiedade, depressão, isolamento, sentimento de inferioridade) ou externalizada (ex. desafio, impulsividade, agressão, hiperatividade). Alguns destes comportamentos começam na idade pré-escolar (ex. elevada timidez, grandes birras, bater, gritar e chamar nomes), sofrendo alterações ao longo do desenvolvimento e adquirindo novas dimensões na fase adolescente (ex. cortes, baixa auto-estima, roubos, mentiras, recusa das regras, fugas, destruição de propriedade).

Psicossomatizações

Psicossomatização é o nome dado ao fenômeno que se caracteriza pelo movimento da energia que vem do interior do Ser Humano em direção à sua periferia, e que se manifesta no corpo físico. Esse termo refere-se então a energia no sentido “psique à soma” (psique→soma), onde “soma” é o mesmo que “corpo” físico ou biológico, e psique pode ser entendida, também, como aquilo que move o ser humano, mas não é o corpo (mente,alma, etc). Comumente o termo alma é mais usado na filosofia e na teologia, enquanto o termo psique é mais usado na ciência da saúde.

Avaliação Psicológica e Neuropsicológica

Avaliação Psicológica

Avaliação psicológica refere-se a um processo de embasamento técnico e científico, atividade exercida exclusivamente por Psicólogos de acordo com a lei 4.119 de 27 de agosto de 1962, regulamentada pelo decreto n° 53.464 de 21 de janeiro de 1964.
É um processo de investigação onde são utilizados testes e outros instrumentos devidamente aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia, visando compreender a estrutura de personalidade, e o funcionamento mental e emocional da pessoa avaliada, identificando tanto dificuldades como recursos potenciais disponíveis (forças e fraquezas). Os resultados são apresentados de acordo com os objetivos específicos solicitados para cada avaliação.

No processo são utilizadas entrevistas clínicas, observações, escalas, testes formais, técnicas projetivas e análises que permitam aprofundar o entendimento da estrutura e do funcionamento psíquico da pessoa avaliada em suas várias dimensões (cognitiva, intelectual, emocional, dinâmica, afetiva, relacional, laboral, etc), traçar diagnóstico compreensivo e prognóstico geral, auxiliando do direcionamento dos trabalhos, seja no campo Psicoterapêutico, como Médico, medicamentoso, Pedagógico, Psicopedagógico, Neuropsicológico, entre outros.

Os resultados das avaliações normalmente são utilizados tanto para elaboração de planos de tratamento (psicoterapia ou intervenção médica), como na incrementação de métodos de intervenção acadêmica (escola e serviço de psicopedagogia), solicitações judiciárias (tribunais), contexto laboral (empresas), esclarecimento de diagnósticos (diagnóstico diferencial), escolha profissional (orientação profissional), entre outros motivos.

A avaliação é realizada em etapas sucessivas, segundo o esperado para cada faixa etária, nível socioeconômico e escolaridade da pessoa avaliada.

Avaliação Neuropsicológica

A neuropsicologia estuda as relações entre o cérebro e o comportamento de uma pessoa, e a avaliação neuropsicológica dedica-se a investigar minuciosamente diversas funções cognitivas, sensoriais, motoras, emocionais e sociais do individuo, objetivando identificar o papel que os diversos sistemas cerebrais individuais exercem nas complexas formas de atividades mentais, e quais funções estão preservadas ou comprometidas.

Para tanto, serve-se do uso de instrumentos (testes, baterias, escalas) padronizados que serão utilizados para pesquisar o desempenho de habilidades como atenção, percepção, linguagem, raciocínio, abstração, memória, aprendizagem, processamento da informação, planejamento, controle,  visuoconstrução, afeto, habilidades motoras e executivas.

Os resultados obtidos deste tipo de avaliação auxiliam na compreensão da extensão de perdas e na exploração dos pontos intactos que cada patologia provoca no sistema nervoso central de cada pessoa, e consequentemente, nas respostas comportamentais ou cognitivas de cada avaliado, permitindo estabelecer tipos de intervenção e/ou de reabilitação, particular e específica, em situações de disfunções adquiridas, genéticas, primariamente neurológicas, ou secundariamente a outros distúrbios.

A avaliação é realizada em etapas sucessivas, baseadas em dados comparativos, segundo o esperado para cada faixa etária, nível socioeconômico e escolaridade.

Linhas de atendimento

  • Gestalt-terapia
  • Terapia Cognitiva Comportamental – TCC

O que faz um psicólogo e como ele pode lhe ajudar?

Muitas pessoas confundem o Psicólogo com o Psiquiatra.

Vamos então iniciar esclarecendo que Psicólogo é um profissional que terminou um curso de graduação em Psicologia, e durante este tempo estudou os vários componentes que podem interferir na vida psíquica e emocional de uma pessoa, como a pessoa se desenvolve desde a infância, o que a leva a ser como é atualmente.

Estuda também os vários padrões de funcionamento do ser humano, e busca o entendimento sobre o que é que faz uma pessoa diferente da outra, e única, tanto no plano vivencial, como nas suas reações à várias demandas da vida.

De posse desses estudos, pode agir de forma a identificar forças e fraquezas, bem como auxiliar na reorganização cognitiva e/ou emocional que podem devolver à uma pessoa sua capacidade de viver de forma saudável e produtiva, ou despertar forças adormecidas que possam levar essa pessoa a se superar em várias áreas de sua vida. Por consequência, estuda também as várias patologias que podem ser desenvolvidas, suas possíveis causas e formas de reabilitação (ex. traumas, medos, ansiedade, angústia, stress, depressão, comportamento disfuncional, situações de luto, mudanças laborais, enfrentamento de dificuldades relacionais, entendimento de padrões, organização de comportamentos assertivos, entre muitos outros).

Um profissional da Psicologia não prescreve medicação, atua intervindo através de técnicas desenvolvidas por cada linha terapêutica para atingir seus objetivos de desenvolvimento humano.

Um Psicólogo pode atuar na área clínica (atuando junto ao paciente a fim de devolver-lhe a capacidade de uma vida saudável, despertando-lhe potenciais, reorganizando suas capacidades cognitivas, etc), escolar (avaliando capacidades e auxiliando no desenvolvimento acadêmico), empresarial (avalando e desenvolvendo planos laborais adequadas a determinadas capacidades e potenciais), jurídica (procedendo avaliações para atender fins judiciais), trânsito (procedendo avaliação de adequação psicológica para motoristas), entre outros.

O Psiquiatra é um profissional formado em Medicina, que faz especialização em Psiquiatria, visando a identificação e compreensão dos vários transtornos psíquicos e emocionais do ser humano, atuando mais propriamente na intervenção medicamentosa e ou hospitalar, quando necessário.

Entre em contato com psicólogo Roberte

Email: contato@psicologoroberte.com.br
Telefone: (71) 99220-1064

Endereço (Salvador/Bahia)

R. José Augusto Tourinho Dantas, 156 – Sala 107
Stella Maris, Salvador – BA, 41600-750

Veja também: psicólogo em Stella Maris