Conta a lenda que uma vez uma serpente começou a perseguir um vaga-lume. Este fugia rápido da feroz predadora, e a serpente não desistia. Primeiro dia , ela o seguia. Segundo dia, ela o seguia… No terceiro dia, já sem forças, o vaga-lume parou e falou à serpente:

Posso te fazer três perguntas?

Não estou acostumada a dar este precedente a ninguém, porém, como vou te devorar, podes perguntar – contestou a serpente.

Pertenço a tua cadeia alimentar? Perrguntou o Vaga lume.

Não, respondeu a serpente.

Eu te fiz algum mal? Diz o vaga-lume.

Não. Tornou a responder a serpente.

Então por que queres acabar comigo?

Porque não suporto ver-te brilhar.

REFLEXÃO:

Quantas vezes você já sentiu que algumas pessoas, apesar de você não ter feito nada que merecesse, lhe perseguem, frustram seus projetos, falam mal de você pelas costas, afirmam que suas idéias são ultrapassadas, que não tem futuro ou coisa assim?

Quantas vezes você percebe que outra pessoa adora lhe rebaixar, fazer chantagem emocional com você, fazer piada sobre suas atitudes, desejos ou enganos?

Quantas vezes pessoas exageram nas comparações com outras pessoas, e fazem questão de menosprezar sua inteligência, elegância, sua delicadeza ou seu afeto?

Quantas vezes você ja se perguntou porque determinada pessoa se preocupa tanto com você, em vez de cuidar da própria vida?

Pois é, sempre haverá uma serpente em nosso entorno, se incomodando como nosso brilho pessoal, e pior, tentando apagá-lo.

É nossa obrigação aprender a ver esse acontecimento e barrar suas tentativas, seja falando sobre, seja se afastando, seja até mesmo cortando relações. Não devemos nós, por qualquer motivo que seja, permitir que nosso brilho pessoal seja ofuscado por pequenas serpentes invejosas, incapazes e incompetentes, que por não conseguirem brilhar, precisam ofuscar quem brilha. Devemos continuar sendo autênticos, com plena humildade parea reconhecer erros, mas não para se deixar anular, não para deixar que o brilho pessoal se apague.

Pense nisso.

Roberte Metring

__________________

Sucesso e paz.
Varekai (onde quer que seja)
Roberte Metring – CRP 03/12745

Não me peça explicações, não as tenho. Eu simplesmente aconteço.
Psicoterapia – Consultoria – Cursos – Palestras
 Docência – Supervisão
contato@psicologoroberte.com.br – www.psicologoroberte.com.br

COMPARTILHAR
Artigo anteriorAprendendo com o Luis
Próximo artigoAs Flores